Layout do blog

Cópia de polêmica obra de Da Vinci é resgatada após furto misterioso

Por Prof. Átila Soares Filho - colunista sobre Artes

 Crédito: site https://salvatormundirevisited.com/Copies

Foco de bastante atenção no mundo - tanto nos meios acadêmicos quanto no mercado de Artes - nos últimos anos, o “Salvator Mundi" mais uma vez volta às manchetes após inusitada descoberta da Polícia italiana a 16 de janeiro último, que encontrou outra cópia da obra-prima de Leonardo no armário de um apartamento em Nápoles. Devolvida à instituição de onde havia sido furtada - o Museu Doma na Igreja de San Domenico Maggiore -, somente neste momento fora possível às autoridades da mesma se darem conta do roubo. Agora, as investigações recaem sobre o dono do apartamento, prontamente preso, justificando que comprara a pintura num mercado de pulgas. 

O prior do museu napolitano havia informado que, em razão da pandemia, “não tinha conhecimento do desaparecimento da pintura, já que o quarto onde ficava guardada não era aberto há três meses". Segundo o promotor de Nápoles, Giovanni Melillo, não houve nenhum grande esforço aparente para o furto, e as investigações estão apenas no início, apontando para uma ação direcionada visando o submundo do mercado de pinturas antigas - inclusive, uma arma também estava no apartamento do suspeito envolvido. 

O comissário de Polícia Alessandro Giuliano declarou que foi "uma operação que permitiu resgatar uma importante peça do património artístico da cidade, e recordo que o patrimônio faz parte da própria identidade da cidade”. Alessandro Fabbrocini, chefe da equipe móvel da Polícia, completa: “A ação foi um esquema particularmente complexo, e é com grande satisfação que devolve à cidade de Nápoles um bem de tão grande valor”. 

Esta cópia do recordista das casas de leilão, “Salvator Mundi” de Da Vinci - arrematado por 450 milhões de dólares para o Louvre de Abu Dhabi, e atualmente em paradeiro desconhecido -, crê-se ter sido executada por um discípulo do artista, Girolamo Alibrandi (1470-1524), natural de Messina, após o ano de 1500.

O modelo estrutural da obra se mostra idêntico àquele de Leonardo, com particular similaridade no que tange às mãos do Cristo. Afinal, é mais uma peça no “quase nunca” óbvio terreno da História da Arte, a corroborar fortemente a presença de um original comum para variadas versões leonardescas estampando o mesmo “cartone” sobre a temática. E este original será a versão de Abu Dhabi - o quê, inclusive, já confirmado por uso de inteligência artificial segundo especialistas da Universidade da California, Irvine.

Trata-se da representação de um discurso corrente na iconografia cristã desde a Idade Média (mas com raízes bem mais antigas): “Senhor dos Céus e da Terra”, onde esta cópia é sobre um original pertencente ao período mais tardio da produção artística de Da Vinci - em 1501 -, nos mostrando Cristo em plano americano. O Salvador tem a mão direita em gesto de bênção e, a outra, segurando uma órbita (aqui, uma esfera translúcida, com implicações platônicas e da cosmografia grega). A inusitada ausência de uma cruz ao topo do globo (e da opacidade deste) deve ser referência à astronomia de Aristóteles e Copérnico na concepção das “Esferas Celestiais”, estruturas por onde os astros se distribuíam. 

Átila Soares da Costa Filho é designer e pós-graduado em Filosofia, Sociologia, História, História da Arte e Antropologia. Também é autor de “A Jovem Mona Lisa” (Ed.Multifoco, 2013), “Leonardo e o Sudário” (Ed,Multifoco, 2016), e co-autor de “Leonardo da Vinci's Mona Lisa: New Perspectives” (Fielding Graduate University Press, Santa Barbara - California, 2016).
Página do autor: http://professoratilasoares.weebly.com

Compartilhe

Por Átila Soares da Costa Filho 25 de fevereiro de 2025
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL CONFIRMA QUE "CRISTO DI LECCO” É AUTÊNTICO DA VINCI
Por Francesco Faenza 15 de fevereiro de 2025
SOLD OUT! Grazie a tutti! A Saga da Imigração Italiana espera por vocês!
Por Átila Soares da Costa Filho 4 de fevereiro de 2025
PESQUISADOR BRASILEIRO IDENTIFICA MÍTICO “ROBÔ DE DA VINCI”
Por Átila Soares da Costa Filho 21 de janeiro de 2025
Mãe e Filho: Um só corpo
Por Por Átila Soares da Costa Filho 26 de novembro de 2024
O MESMO FILME... SÓ QUE OUTRO
Por Por Átila Soares da Costa Filho 1 de outubro de 2024
Nova I.A. para autenticação de obras de arte é publicada em renomado periódico internacional
Por Por Átila Soares da Costa Filho 17 de setembro de 2024
Humor nos tempos da Covid
Por Por Átila Soares da Costa Filho 16 de julho de 2024
O que a inteligência artificial nos mostra sobre Verônica?
Por Por Átila Soares da Costa Filho 25 de junho de 2024
Acadêmico Brasileiro pode ter elucidado enigma do amante de Da Vinci
Por Francesco Faenza 13 de maio de 2024
A Influência da Imigração Italiana no Rio de Janeiro e Seus Efeitos Econômicos
Mais Posts
Share by: