Na escolha para descobrir uma meta, um lugar para visitar, em um mundo mais conectado, aberto, digitalizado, o vinho é uma ótima motivação, destinação. Os alimentos não são simplesmente uma fonte de sustento, mas um modo para se sentir bem, para se divertir, para experimentar e para se reunir com os amigos.
A enogastronomia é cultura, uma conexão entre turista e país. Alimento e vinho são expressões de um território, das tradições. O turista busca experiências inéditas, belezas
paisagísticas e uma possibilidade de entrar em contato com a cultura e a comunidade local.
O turista se mostra sempre mais interessado a ir além do simples consumo dos produtos típicos e aspira conhecer as origens, a vida das pessoas. Todos os conselhos úteis para fazer a escolha justa e escolher Brescia, denominada “Leonessa d'Italia”. Os viajantes são fascinados pelas suas belezas naturais e maravilhas arquitetônicas.
Brescia, amada pelas sua arquitetura, seu centro histórico, castelo, monumento e pela vivaz solidariedade do seu povo. Mas, sobretudo quando se fala de vinho, da Franciacorta, a poucos passos de Brescia e do lago d'Iseo.
Famosa no mundo, a zona de mais alta produção de espumantes, o primeiro vinho italiano, a tradição do territorio. O único lugar para visitar, para conhecer o modo preciso de se fazer bom vinho com um exclusivo método de produção.
No tocante à cultura e turismo, as iniciativas das viniculas e empresas alimentares demonstram dinamismo, apesar da crise. O turismo enogastronomico está conquistando um número sempre crescente de amantes e curiosos em busca de sabores e de tradição.
Nesse contexto, a empresária bresciana Mariuccia Ambrosini, presidente da Associação Cultural in VinoVeritas, que promove o patrimônio histórico, cultural, naturalístico e produtivo da Franciacorta, organizou uma coletiva de imprensa reservada aos jornalistas e operadores locais, a quarta de uma série, na manhã de sexta-feira, 03 de julho.
Evento realizado na motonave Virgilio nos lagos de Mantova para a apresentação do Sétimo Cruzeiro do Gosto e o programa anual de turismo enogastronomico no mundo. Uma iniciativa e belíssima colaboração com a CIA Agricultores Italianos (Est Lombardia, 18) viniculas da Franciacorta e apaixonados dos bollicini franciacortine.
As vinículas presentes: Cantina Villa, Cantina Castelo Bonomi, Bredasole, Monte Delma, Quadra, Tenuta Ambrosini, La Torre, Demalde.
As empresas partners: Aliprandi salumi, formaggi Cissva e Lucaffé.
Sommelier: Giulia Schiavon.
Carissimos leitores, visitem Brescia e a Franciacorta.
Vi aspettiamo!
Sandra Bandeira Nolli