As pontes entre o Brasil e a Itália
Países foram destaques em evento realizado pela Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB), no Paraná
Por Sandra Bandeira Nolli - colunista sobre Cultura

Crédito: Sandra Bandeira Nolli
O Brasil e a Itália foram destaques no Evento realizado pela Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Paraná, AJEB-PR, no dia 29 de setembro de 2021, em que foi destacado o forte entrelaçamento entre os dois países. Denominado AS PONTES ENTRE O BRASIL E A ITÁLIA, o encontro virtual contou com a palestrante convidada Sandra Bandeira Nolli, brasileira com inúmeras atividades culturais na Itália, com o cantor Paolo Milzani, a Bióloga Carmencita Tonelini Pereira, a poetisa Gabriella Conti, a cantora Iannacone participantes da Itália. Do lado brasileiro tivemos o depoimento do brasileiro, o empresário Claudio Bertoli, neto de italianos, para nos contar sobre a imigração italiana no nosso País.
A AJEB, Instituição nacional criada há 50 anos, em 1970 em Curitiba, PR/Brasil, valoriza as relações que o Brasil mantém com a Itália, desde a imigração que cooperou para a formação de laços fortes com a cultura brasileira até a atualidade.
Assistimos as apresentações, por meio de vídeos, do cantor Paolo Milzani com Aqua de Mars e Caso Perdido; da cantora Vittoria Iannacone com L’errore; da poetisa Gabriella Conti com o poema Anita é teu nome. A bióloga Carmencita Tonelini Pereira, doutora em Engenharia Civil Ambiental explanou sobre seus projetos na área ambiental. O empresário brasileiro, neto de italianos, atualizou-nos sobre a imigração italiana no Brasil, iniciada a partir da década de 1870, que se transformou num fenômeno de massa entre 1889 e 1902. Nesta época, se formaram as colônias no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, onde a principal foi a colônia Cecília, em Palmeira. Os participantes interagiram dinamicamente, comentando sobre o legado da Itália nas artes em geral (música, pintura, escultura, literatura), na gastronomia, no nosso idioma (língua neolatina) e também no desenvolvimento do Brasil, como Bertoli destacou, em vários setores da economia: nas fazendas criadas, na indústria, na construção civil, na aviação, mas também na cultura brasileira.
Um Evento brilhante que ofereceu ampliação de conhecimentos, mas igualmente encantou a todos!
Maria Teresa Martins
Presidente Ajeb-PR
