Ao longo do tempo, mulheres incríveis se destacaram na história mundial. Seja por serem importantes na busca por direitos ou por quebrarem paradigmas de suas épocas. Mulheres guerreiras "esquecidas" pela História do Brasil, as indígenas, as Amazonas, as guerreiras nativas, as guerreiras da antiguidade, as participantes da Guerra da Independência, como a militar Maria Quitéria, as cangaceiras, as enfermeiras das Forças Expedicionárias Brasileiras na Segunda Guerra Mundial e muitas outras mulheres guiadas pela coragem e pelo coração.
Assim como Anita elas lutaram nas guerras que levaram a formação da Itália, no passado despertaram fascínio e na modernidade lutam pela sobrevivência nas experiências cotidianas. Anita Garibaldi é a mulher que inspira outras mulheres, a mulher dos dois mundos. Certamente ela não se conformava com os estereótipos e lugares designados às mulheres de seu tempo - e mesmo do nosso tempo. Uma personagem que com sua ousadia marcou o seu nome na história em três países no mundo. Anita se apaixonou pelo guerrilheiro italiano e teve a coragem de abandonar sua vida previsível para ficar ao lado de Giuseppe. A catarinense pegava em armas e seguia para lutar ao lado do marido mesmo quando ele a deixava na retaguarda e pedia que se protegesse. A memória histórica de Anita nos conduz a imagina-la como uma dona de casa que trocou a rotina do lar por uma vida de lutas e por onde passou deixou as marcas de uma mulher emancipada. Dentro do contexto histórico cultural, seja em âmbito brasileiro ou italiano, e não só reportando-se ao ontem, mas sendo, ainda hoje, exemplo para muitas lutadoras que se inspiram ao ler nos livros, revistas, contos, ou até mesmo assistindo a filmes com equipes italianas, alguns destes realizados na sua cidade natal – Laguna, bem como em muitas séries em TVs italiana e brasileira.
Sendo notável a importância desta ilustre catarinense para os italianos e para manter viva a sua história serão prestadas muitas homenagens no ano do bicentenário de seu nascimento e dentre estas o decreto do Governador de Santa Catarina que traz o ano de 2021 como sendo o “Ano do Bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi”. Por essa razão, foi criado um projeto comemorativo de imersão cultural pelas regiões italianas por onde passou a “heroína dos dois mundos”. Esse projeto possibilita um percurso inusitado através da gastronomia, da degustação de vinhos, do desenvolvimento econômico e da literatura.
Trata-se de um projeto itinerante do sul de Santa Catarina que percorrerá várias cidades por onde passou Anita Garibaldi. Cada um desses municípios desenvolverão atividades e a cidade de Tubarão é um deles. Serão ainda organizadas outras iniciativas através da Fundação Municipal de Cultura para esta comemoração. As atividades executadas com o apoio cultural da A.I.M-Associação para Itália no Mundo e idealizadas pela secretária nacional da AIM para o Brasil, Fabiola Cechinel, junto ao grupo de mulheres tubaronenses, integram o macro projeto idealizadas pela Fundação Anita Garibaldi de Laguna e Fundação Catarinense de Cultura. A execução é prevista para os dias 28 e 29 de agosto de 2021, o desenvolvimento do projeto se dará através de inúmeras atividades, durante todo o mês de agosto e está a cargo de mulheres que, com seus trabalhos em áreas afins, que dentro de sua cidade, região e estado promovem o crescimento e a transformação sócio-cultural, impactando diretamente a sociedade com suas ações. São elas: Edla Zim – Escritora; Renata dal Bo - Presidente da Associação das Jornalistas e Escritoras do Brasil – AJEB/SC – Coordenadoria de Santa Catarina; Adriana Zanini – Empresária do ramo Gastronômico (Pasta Zanini); Fabiola Cechinel – Presidente da Associação Trevisani nel Mondo de Tubarão - AITM, Presidente do Comitato Dante Alighieri de Tubarão e Região - CODATUR, Secretaria Nacional para o Brasil da Associação Italianos no Mundo – AIM, Cavaliera della Repubblica Italiana 2017.
PRINCIPAIS OBJETIVOS: • Colaborar com as festividades deste importante acontecimento para a Região Sul e em especial, para Santa Catarina.
• Incluir as Associações Italianas da região da AMUREL no projeto reforçando a ligação de Santa Catarina com a Itália.
• Apresentar o projeto para as Instituições Culturais, Educacionais e Políticas e demais Autoridades italianas.
PRINCIPAIS ATIVIDADES:
• Lançamento do Livro Infantojuvenil sobre Anita Garibaldi da escritora Tubaronense Edla Zim
• Realização de um concurso literário com poemas, contos e crônicas, promovido pela AJEB /SC Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – Coordenadoria de Santa Catarina, elencando as 31 obras, para serem divulgadas, uma por dia, nos 31 dias do mês de Agosto de 2021
• Cerimonial on line ou presencial com tradução simultânea com informação da simbologia do Projeto “Uma Rosa para Anita” com participação do Grupo Ricord d´Italia cantando os hinos italiano e brasileiro.
• Live no dia do evento de lançamento do livro infanto-juvenil, com participação via Skype, direto de Palermo, da Anita – aluna italiana e autoridades brasileiras e italianas
• Autógrafo simbólico de livros – Consul, Prefeitos, Aluna Anita
• Exposição de obras de arte.
• Realização de um concurso literário da AJEB/SC Coordenadoria Santa Catarina
• Apresentação das Associações, dos participantes e dos pratos típicos das regiões italianas
• Exposição Itinerante “As faces de Anita Garibaldi” através das Artes Plásticas.