O Século XXI nos apresenta uma Era pautada em novas tecnologias e técnicas de empreendedorismo e, não há dúvidas que diante disso, a Educação também passou a demandar uma crescente inovação em seus currículos e metodologias. Trata-se, portanto, de um grande desafio a ser enfrentado, pois faz-se necessário preparar instituições, estudantes e educadores por meio de novos processos de ensino-aprendizagem e com uso das tecnologias desenvolvidas para o mundo durante a pandemia e, sobretudo, o novo mundo que se espera pós-COVID-19.
Esse quadro demonstra o quanto será necessário reformular a estratégia de políticas públicas educacionais e manter um diálogo com diversos atores governamentais e privados. Por isso, torna-se imprescindível focar no futuro da Educação brasileira para que esta dê conta dos anseios da sociedade, ou seja, a preparação do aluno deve focar não só em conhecimento didático, mas também no mercado de trabalho e nos desafios da vida no futuro diante do novo contexto social trazido pela Economia 4.0 e, em certa medida, antecipado pela pandemia do COVID-19. Assim, é importante também buscar exemplos bem sucedidos em todo o mundo, como é o caso da Itália no Ensino Infantil, entre outros.
Por Dr. Cláudio Carneiro - colunista sobre Educação